Caged confirma: Viçosa gera diversas vagas de emprego em 2022
Dados se referem às cidades com menos de 500 mil habitantes da Zona da Mata
Publicado em 13/10/2022 14:21 - Atualizado em 13/10/2022 14:27
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão ligado ao Ministério da Economia, divulgou dados colocando Viçosa como a cidade da Zona da Mata, com menos de 500 mil habitantes, que mais gerou vagas de emprego em 2022.
De acordo com o Caged, neste ano, Viçosa contratou mais do que demitiu. Foram 5.395 vagas preenchidas contra 4.403 demissões, o que gerou um saldo positivo de 992 vagas oferecidas.
Para a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Rita Rodrigues, os números apresentados pelo Caged são motivo de muita comemoração e representam o fruto do trabalho desenvolvido em busca por parcerias e qualificação de mão de obra especializada. “Quando o prefeito Raimundo Violeira assumiu a prefeitura, estávamos em meio a pandemia da Covid-19 e o foco de todas as secretarias municipais foi voltado para o enfrentamento da doença e isso fez com que a Secretaria de Desenvolvimento estivesse preparada para este momento”, disse a secretária. Rita ressalta também a eficácia do trabalho em conjunto com empresas parceiras e com a Casa do Empresário. “Fechamos diversas parcerias e oferecemos capacitação para os empresários. A nossa cidade é universitária então, com a volta das aulas, este cenário vem melhorando a cada dia. O setor de turismo também cresceu, tanto com as formaturas da UFV e das faculdades particulares, quanto pelos eventos oferecidos pela prefeitura”, reforçou.
Durante todo esse período, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia promoveu ações de incentivo a inserção de novas mão de obras no mercado como, por exemplo, o lançamento do Programa jovem Aprendiz. Em parceria com o Senac Minas, investimentos em capacitações estão sendo feitos e já está prevista para esse mês de outubro a certificação de 87 novos profissionais capacitados para a área de atendimento. Até o momento, já foram emitidos 72 alvarás para construção civil e 87 alvarás de regularização. A pedido do prefeito Raimundo Nonato Cardoso, foi feita a desburocratização de procedimentos em todos os setores municipais, reduzindo o tempo de análises dos projetos de construção civil e facilitando a vida do empreendedor. Ainda de acordo com a secretária, esse processo será ainda melhor com a implantação do protocolo eletrônico, procedimento que já está bem adiantado.
por DCM